Os novos hábitos digitais dos consumidores cresceram com a tecnologia e aceleraram com a pandemia. As empresas precisaram adaptar o próprio funcionamento, buscando a satisfação dos clientes e se adequando ao que pede o mercado.
Processos do mundo digital como o home office, o delivery e o e-commerce geraram a necessidade da criação de soluções para garantir a segurança dos fluxos virtuais. Com tantas informações pela rede e dados importantes armazenados, pode surgir certa preocupação. É nesse momento que muitos empreendedores se perguntam: como manter a minha empresa livre dos ataques cibernéticos?
Queremos te ajudar a promover Segurança Digital para o seu negócio. Confira o nosso artigo e conheça cinco soluções eficientes para a sua empresa!
A pandemia trouxe novas necessidades tecnológicas
O trabalho remoto foi adotado por 46% das empresas durante o período da pandemia, de acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA) em sua Pesquisa “Gestão e Pessoas na Crise COVID-19”.
O home office passou a ser lei para variados setores e, por causa do trabalho remoto nas organizações, os negócios se reinventaram para que os processos continuassem produtivos.
Com o cenário tão virtual, mais do que nunca precisamos fortalecer a segurança digital. O desenvolvimento de ferramentas que atuam contra problemas virtuais tem sido um tema cada vez mais falado, principalmente com o crescimento dos ataques cibernéticos.
De acordo com a pesquisa do Relatório Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, o Brasil sofreu quase 3 bilhões de ataques cibernéticos ainda no primeiro semestre de 2020. Esses dados são assustadores para qualquer empreendedor que ainda não se preparou.
Sim, investir em proteção digital é um lucro e uma necessidade para a sua empresa, independente do porte. Na realidade, grande parte dos ataques cibernéticos ocorridos durante a pandemia foram contra as pequenas empresas, que podem sofrer ainda mais danos e prejuízos.
Cinco ferramentas de proteção digital para empresas
Agora chegou a hora da prática! Queremos te apresentar cinco opções de soluções para fortalecer a segurança digital da sua empresa. Confira:
- Anti-DDoS – O nome DDoS refere-se aos ataques de “negação de serviço”, muito frequentes na internet atual, que tornam um servidor/serviço indisponível. Por isso, o serviço de monitoramento Anti-DDoS analisa o tráfego e os pacotes em tempo real, separando os seguros dos ilícitos, além de detectar e proteger contra os ataques sem interromper o uso da internet.
- SOC – O Centro de Operações de Segurança agrupa serviços para segurança dos dados: previne inseguranças, detecta e avalia vulnerabilidades e soluciona problemas. A ferramenta trabalha com manual para condutas de pessoas e processos, tem alta velocidade de resposta, possibilidade de monitoramento e recuperação de dados.
- Firewall – Todas as empresas precisam dessa ferramenta de rede, uma camada base para a defesa dos dispositivos. O Firewall analisa o tráfego de entrada e saída, bloqueando o que é indesejado por via das suas regras de segurança.
- Cloud Computing – Essa tecnologia promove intensa conectividade, hospedando os programas e dados do seu negócio para que qualquer usuário qualificado acesse de forma remota e possa trabalhar através dos mais diversos dispositivos, como notebook e smartphone. Além de guardar informações com segurança, o Cloud Computing permite velocidade e eficiência nos processos. Se quiser saber mais, confira o nosso artigo sobre o tema.
- Storage Cloud – Nesse modelo, os provedores disponibilizam áreas para armazenamento de dados com segurança e custos reduzidos, que podem ser utilizadas para uso profissional ou pessoal.
Com a LGPD, a proteção digital de dados tornou-se ainda mais necessária
Investir em segurança da informação é lucro, pois mitiga riscos e impede que dados importantes dos seus clientes sejam vazados, gerando muitos prejuízos para a empresa.
A lei que fala sobre a proteção dos dados dos seus consumidores está mais atual do que nunca, pois as sanções passaram a ter vigência em agosto de 2021. É impossível falar sobre práticas de segurança sem termos em conta a Lei Geral de Proteção de Dados.
A LGPD traz condições sobre coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais, sendo determinante para a segurança da informação no Brasil. Essa lei tornou necessário o investimento em cibersegurança, delimitando como cada empresa deve promover os cuidados e prevenir problemas. Mais do que nunca, empresas brasileiras precisam se adaptar, implementando sistemas de proteção e remediação, pois o descumprimento pode resultar em altas penalidades e multas.
De fato, a segurança da informação é um tema com o qual todo empreendedor deve se preocupar. É importante tomar todos os cuidados para evitar vazamentos, ataques de hackers e outros problemas de inadequação com a LGPD, evitando também prejuízos financeiros e de imagem para o seu negócio. Para saber mais sobre como se adaptar à LGPD, leia o nosso artigo.