No momento, você está visualizando O que são Servidores Virtuais?

O que são Servidores Virtuais?

No mercado moderno, o bom aproveitamento da tecnologia define os rumos das empresas. Com certeza a grande maioria dos empreendimentos atuais faz, pelo menos, o uso mínimo do mundo digital, seja em uma página no Facebook ou em outros canais de comunicação com os clientes. Porém, a adaptação ao mercado exige bem mais inovação e coordenação. É aí que entram os servidores virtuais, um passo importante para a adequação bem-sucedida ao mundo digital.

O que são servidores virtuais?

Os servidores virtuais são uma forma de máquina alternativa aos servidores físicos. Esse modo surgiu com o avanço da tecnologia, pois funciona em formato digital com grande poder de armazenamento e processamento. É a conversão em que o servidor físico passa a operar de forma virtual. 

Os recursos virtuais ficam em um maquinário normalmente localizado em um data center ou ambiente de nuvem externo. Dessa forma, os sistemas podem ser operados a partir das mesmas máquinas (mesmo hardware) de forma segura e sem interligação entre os armazenamentos.

Para entender melhor, veja a tradução literal da sigla usada em inglês, Virtual Private Server, significa: 

  • Virtual: é o ambiente não-físico, criado por um software;
  • Privado: o servidor é de uso restrito; 
  • Servidor: o local de armazenamento do banco de dados;

Em resumo, o Servidor Privado Virtual consiste em um local de armazenamento virtual de uso restrito, onde o processamento das máquinas é realizado de forma remota.

Qual é a funcionalidade dos servidores virtuais?

A tecnologia de VPS é uma das maneiras mais eficientes de reduzir os custos de infraestrutura de TI, enquanto a sua empresa continua obtendo todos os benefícios da área. Por isso, atualmente, encontra-se tão forte o processo de virtualização, que pode ser implementada em servidores, redes, aplicações e Data Centers. 

Os recursos são divididos em várias parcelas de servidores virtuais em cima de um único servidor físico, cada um para um site ou sistema diferente, mas isolados entre si, de forma que cada VPS tem a sua operação própria.

As vantagens de ter servidores virtuais na sua empresa

Uma grande vantagem do servidor virtual é a enorme liberdade que o usuário tem para gerenciá-lo. Enquanto o empreendedor mantém essa liberdade, também tem a garantia de segurança e de redução de gastos no seu negócio. A redução de custos e otimização do espaço físico por não ter que operar com o maquinário na sua própria empresa é grande, principalmente porque as máquinas exigem uma equipe trabalhando de forma constante e manutenção periódica, além de custos adicionais com energia e redundâncias.

Outro fator que pode ser considerado é em relação a automação nos processos que é bastante apurada, com backups  fáceis e grande segurança. Além disso, ao invés de precisar de colaboradores que sejam pagos para todos os momentos, é necessário, apenas, uma equipe interna de TI reduzida. 

Ao perceber todas essas vantagens, normalmente surge a pergunta: é hora de migrar para um servidor virtual? De fato, os benefícios são inúmeros, inclusive para os seus clientes. A maior produtividade da sua equipe aliada à menor burocracia nos processos diminui erros e com certeza entrega um melhor atendimento aos seus consumidores. Se quiser descobrir se é o momento de fazer a sua migração, confira o nosso artigo. Nós também já conversamos sobre como operar essa mudança na prática. 

A tecnologia de digitalização auxilia muito quando se trata de melhorar o seu servidor e ampliar o seu espaço de armazenamento. O importante é contar com uma empresa especializada que possa implementar a mudança do seu servidor enquanto garante qualidade e segurança.

Se ainda está com dúvidas sobre Servidores Virtuais, fale com a Hotlink! Possuímos servidores virtuais de diversos tamanhos, econômicos, flexíveis e seguros. Temos tecnologia de ponta para otimizar os processos da sua empresa. 

Traga o seu negócio para a Hotlink! 

Fale com um consultor: (81) 3229-6785.